A ADoP participou num Webinar da WADA intitulado “Anti-Doping Education: How athletes can contribute to clean sport”

A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Doutor António Júlio Nunes, e pelo responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos no Webinar realizado pela WADA

30 de março de 2021

A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Doutor António Júlio Nunes, e pelo responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos, no Webinar realizado pela WADA, onde foram abordados vários tópicos relacionados com o papel dos atletas na proteção da sua saúde e da sua carreira desportiva através de um programa de educação sobre os aspetos da Antidopagem. 

Foram prelectores neste Webinar a Presidente da Comissão de Educação da WADA e ex-atleta olímpica de basquetebol, a maliana Kady Kanouté, a Diretora da WADA para a Educação, a britânica Amanda Hudson e a Gestora do Programa de Educação Digital da WADA, a sul-coreana Kangeun Lee. Foi moderador o Presidente da Comissão de Atletas da WADA, o neozelandês Ben Sanford, o qual para além de jurista, participou em duas Olimpíadas de Inverno na modalidade de Bobsleigh. 

Kady Kanouté abordou a questão da importância da educação como meio de prevenção de casos de dopagem quer seja de modo deliberado quer seja inadvertida. Realçou ainda a importância do primeiro contacto de um atleta com um processo de Antidopagem ser feito através de uma sessão de educação e não com um controlo de doping. 

Amanda Hudson descreveu o trabalho da WADA na área da educação, focando a sua intervenção quer nas Normas Internacionais de Educação (ISE), quer no trabalho de pesquisa que está a ser realizado ao nível das ciências sociais. Deixou clara a ideia de que “os atletas no inicio da sua carreira desportiva começam todos limpos, aderindo ao doping somente após alguns anos de prática. A nossa função é criar condições para que se mantenham limpos ao longo de toda a carreira". 

Finalmente, Kangeun Lee apresentou a plataforma de educação da WADA denominada ADEL com novas funcionalidades. O objetivo da ADEL é maximizar o acesso a uma educação de qualidade e oportunidade de aprendizagem para a comunidade Antidopagem. É destinada prioritariamente a atletas, pessoal de apoio aos atletas e aos profissionais que trabalham na Antidopagem. A plataforma dispõe de um conjunto de pequenos cursos destinados a cada um deste grupos. Para além do site a plataforma está agora igualmente disponível através de uma aplicação para telemóvel. É desejável que qualquer elemento que faça parte de um dos três grupos acima indicados aceda à ADEL e complete com sucesso os vários cursos que lhe estão destinados.

Adel

Todas as notícias