Cooperação – Comissão de Atletas Olímpicos

A ADoP reúne com representantes da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)

5 de fevereiro de 2014

No âmbito das várias parcerias que vem estabelecendo com diferentes parceiros do movimento desportivo a ADoP, representada pelo seu Presidente, reuniu com elementos da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) para debater formas de estreitar a colaboração de longa data entre as duas entidades, no âmbito da luta contra a dopagem no desporto.

Nesta reunião, que decorreu a 3 de fevereiro nas instalações da ADoP, a CAO fez-se representar e pelos praticantes desportivos olímpicos Joaquim Videira e Beatriz Gomes e por Ricardo Consiglieri Bendito, assessor da CAO.

Foi discutida a participação da ADoP em várias iniciativas a desenvolver pela CAO, nomeadamente em futuras edições da Semana Olímpica, e a colaboração da ADoP num novo projeto a desenvolver pela CAO, o “Dossier do Atleta”, que integrará conteúdos relacionados com a luta contra a dopagem, desenvolvidos pela ADoP.

Foram ainda apresentadas pela CAO várias questões suscitadas pelos praticantes desportivos Olímpicos, designadamente quanto ao Sistema de Localização do Praticante Desportivo da ADoP, tendo em vista a sua otimização, ou quanto aos suplementos nutricionais e aos cuidados que os praticantes desportivos devem tomar para evitar um caso positivo resultante do recurso a suplementos contaminados com substâncias proibidas no desporto.

Esta reunião, que a ADoP considerou muito positiva, permitiu reforçar a colaboração entre a ADoP e a CAO e é certamente mais um contributo para a defesa de um dos “troféus” a que a ADoP atribui a maior relevância: não houve qualquer praticante desportivo nacional que visse ser-lhe atribuída uma violação de norma antidopagem no âmbito de Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, em qualquer das participações de Portugal nesses eventos! Poucos países se podem orgulhar do mesmo!

CAO.jpg

Todas as notícias