Código de Ética Desportiva

A ADoP fez-se representar pelo seu Presidente, Dr. Rogério Joía, na sessão pública de apresentação do Código de Ética Desportiva

11 de julho de 2014

A ADoP fez-se representar ao mais alto nível, na pessoa do seu Presidente, Dr. Rogério Jóia, na sessão pública de apresentação do Código de Ética Desportiva, documento elaborado no âmbito do Programa Nacional de Ética no Desporto (PNED). A sessão pública de apresentação decorreu no passado dia 10 de julho, pelas 18 horas, no Museu Nacional do Desporto, tendo a apresentação do documento ficado a cargo do Professor Doutor Roberto Carneiro. Intervieram também o Sr. Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, e o Sr. Presidente do IPDJ, IP, Dr. Augusto Baganha.

O Código de Ética Desportiva contou na sua elaboração com os contributos de cerca de 40 entidades e personalidades, direta ou indiretamente ligadas ao desporto. A ADoP contribuiu também para a elaboração deste documento, tendo o seu Presidente, Dr. Rogério Jóia, sido um dos primeiros subscritores da Declaração de Compromisso, documento que formaliza a aceitação dos princípios estabelecidos no Código pelos diferentes intervenientes no movimento desportivo.

No Código de Ética Desportiva definem-se as normas de conduta que devem orientar a ação dos diferentes intervenientes no desporto, desde a tutela, aos praticantes desportivos, educadores, meio escolar, treinadores, juízes e árbitros, dirigentes, federações, associações, empresários, promotores, médicos e demais profissionais de saúde, espectadores, meios de comunicação social e todas as entidades e organizações desportivas.

Tendo como pressuposto que a prática desportiva se deve realizar em harmonia com os princípios da ética desportiva, matéria na qual a luta contra a dopagem no desporto se enquadra, este documento permitirá reforçar a edificação de um desporto alicerçado num conjunto de valores aceites, compreendidos e vivenciados por todos os cidadãos, em particular pelos mais jovens.

Pode obter mais informação sobre o Programa Nacional de Ética no Desporto (PNED) e sobre o novo Código de Ética Desportiva aqui.

PNED_Codigo.jpg

O Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia,
e o Coordenador do PNED, Dr. José Lima

Todas as notícias