Cooperação Internacional – primeiros controlos de dopagem na Guiné-Bissau

Primeiros controlos de dopagem realizados na Guiné-Bissau

4 de setembro de 2013

Decorreu em Bissau, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, na Sede do Comité Olímpico daquele país uma ação de formação para oficiais de controlo de dopagem ministrada pela ADoP, através do seu Presidente.

Nesta ação de formação patrocinada pela Agência Mundial Antidopagem, através da Organização  Regional Antidopagem Africa II e III , em colaboração com a ADoP, a Direção-Geral dos Desportos da Guiné-Bissau e o Comité Olímpico desse país, foram credenciados os primeiros 6 oficiais de controlo de dopagem da Guiné-Bissau.

O primeiro dia e meio da ação de formação foi dedicado à lecionação teórica, tendo-se realizado na tarde de dia 1 de setembro vários controlos de dopagem simulados, quer em competição quer fora de competição.

No último dia, dia 2 de setembro, foram realizados os primeiros controlos de dopagem nesse país de língua oficial portuguesa, tendo sido realizados um total de 9 controlos de dopagem nas modalidades de Lutas Amadoras, Atletismo e Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência.

O encerramento desta ação de formação decorreu na Sede do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, tendo contado com a presença da Sr. Secretária de Estado da Cultura, Juventude e Desporto, Dra. Helena Barbosa, do Sr. Presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, Dr. Sérgio Mané, e do Sr. Diretor-Geral  dos Desportos da Guiné-Bissau, Dr. José da Cunha, e com diversos membros da comunicação social desse país africano, tendo sido entregues aos 6 novos oficiais de controlo de dopagem os respetivos diplomas.

guine1.jpg

guine2.jpg

guine3.jpg

guine4.jpg

guine5.jpg

guine6.jpg

Todas as notícias