Nova versão da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos para 2014

Entrou em vigor hoje, 2.ª feira, dia 1 de setembro de 2014, uma nova versão da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem

1 de setembro de 2014

A Comissão da Lista da Agência Mundial Antidopagem (AMA), entidade responsável pela elaboração da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da AMA, tendo sido alertada para o potencial do aumento do nível rendimento desportivo em função da utilização do xénon, decidiu produzir uma nova versão da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos, que entra em vigor a 1 de setembro de 2014.

Esta nova Lista não introduz alterações substanciais à Lista que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014, e permanecerá em vigor até ao final do corrente ano.

Na nova versão, a Seção S.2.1 (HORMONAS PEPTÍDICAS, FATORES DE CRESCIMENTO E SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS) terá a seguinte redação, na sua versão em Português:


S2. HORMONAS PEPTÍDICAS, FATORES DE CRESCIMENTO E SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS

As seguintes substâncias e seus fatores de libertação, são proibidas:

1. Agentes Estimulantes da Eritropoiese. [por ex. Eritropoietina (EPO), darbopoietina (dEPO), estabilizadores e ativadores dos fatores indutores de hipoxia (HIF) (por ex: xénon, árgon), metoxi polietileno glicol-epoiteina beta (CERA), peginesatida (Hematida)];

As federações desportivas nacionais deverão nessa data substituir a atual versão da Lista pela nova versão, enquanto anexo aos seus regulamentos federativos antidopagem, como resulta da legislação em vigor.

Pode consultar a nova versão da Lista (rev.14/01) clicando na imagem abaixo. Pode também consultar mais informação sobre a Lista clickando aqui.

 Lista 2014 2.jpg

Todas as notícias