Parceiro do Ano – Simposium Digital Healthcare

A ADoP atribui em 2014 o galardão de Parceiro do Ano à Simposium Digital Healthcare

15 de maio de 2014

ADoP distinguiu com o galardão “Parceiro do Ano” em 2014 a empresa a Simposium Digital Healthcare, empresa responsável pela produção e distribuição do Simposium Terapêutico.

Este galardão, que foi entregue ao Dr. Paulo Romeiro, Diretor-Geral da empresa, pretende reconhecer a excelente colaboração que a Simposium Digital Healthcare tem mantido com a luta contra a dopagem em Portugal, desde há vários anos.

Este ano, a entrega do galardão “Parceiro do Ano” foi realizada durante a sessão pública de apresentação dos dados estatísticos da ADoP relativamente ao ano anterior, na presença de Sua Excelência o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro.

Estiveram também presentes o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, Dr. Augusto Baganha, e os vogais do Conselho Diretivo do IPDJ, IP, Dra. Lídia Praça e Dr. Ricardo Araújo, bem como vários outros distintos representantes do movimento desportivo nacional, como o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Dr. Humberto Santos, o Vice-Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Dr. Artur Moreira Lopes, e diversos Presidentes das Federações Desportivas.

A Simposium Digital Healthcare é a responsável pela publicação do Guia Prático sobre a Luta contra a Dopagem, que vai já na sua 5.ª edição. Este pequeno livro contém um conjunto de informação muito relevante sobre vários aspetos da luta contra a dopagem no desporto, designadamente quanto aos medicamentos à venda no mercado que contêm substâncias proibidas no desporto. Na edição para 2014, que conta com uma introdução elaborada pelo Sr. Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), Dr. João Neto,

Salientam-se, por exemplo, o capítulo dedicado aos perigos inerentes à contaminação dos suplementos nutricionais com substâncias proibidas e os capítulos dedicados à estratégia inovadora do Passaporte Biológico, referindo-se agora a implementação do novo módulo esteroidal, e ao Sistema de Localização do praticante desportivo, onde constam várias perguntas que habitualmente nos são colocadas pelos praticantes inseridos no Grupo Alvo da ADoP, e as respetivas respostas.

A Simposium Digital Healthcare encarrega-se também de divulgar a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos e outra documentação relevante no Simpósium Terapêutico, permitindo assim a todos os médicos nacionais o acesso fácil à Lista, bem como a toda a informação relacionada com a solicitação de Autorizações de Utilização Terapêutica (AUT), procedimento fundamental para garantir um dos mais importantes direitos dos praticantes desportivos – o direito ao tratamento médico.

Já em 2014, foi a colaboração entre a ADoP e a Simposium Digital Healthcare que tornou possível a disponibilização aos praticantes desportivos, ao seu pessoal de apoio e ao público em geral, do motor de busca "JOGO LIMPO Medicamentos e Desporto”, que permite identificar quais são os medicamentos comercializados em Portugal que contêm substâncias proibidas no desporto.

A excelente parceria que vimos mantendo com a Simposium Digital Healthcare é um bom exemplo de como diferentes áreas da nossa sociedade podem ter um importante contributo para a luta contra a dopagem, pugnado pela defesa do desporto limpo e da saúde dos praticantes desportivos, e reforça a ideia de que “JUNTOS será+fácil”.

 SDH.jpg

Todas as notícias