A ADoP participou num Webinar da WADA intitulado “"Dried Blood Spot (DBS) Testing and Analysis"

A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves no Webinar realizado pela WADA

15 de julho de 2020

A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves, no Webinar realizado pela WADA, que contou com a presença de Qingping Yan, Deputy Director of Operation and Management Dept, CHINADA Chair of DBS Collection & Transport Working Group and Léonie Egli, DBS Project Manager, Science & Medicine, WADA como oradoras e  Marcia MacDonald, Deputy Director, Science & Medicine, WADA Chair of DBS Steering Committee como moderadora da sessão.

O objetivo desta webinar foi apresentar os aspetos principais da colheita, transporte, análise e armazenamento da nova técnica de controlos de dopagem com recurso à técnica DBS – Dried Blood Spot – amostras secas de sangue que podem ser facilmente transportadas para um laboratório para análise.

Com esta técnica o processo de colheita de amostra é mais simples, amigável, não permite a manipulação de sangue, não são precisos médicos, enfermeiros ou técnicos de análise para o processo de colheita, menos evasivo e intrusivo, mais barato, o transporte das amostras é mais acessível e não precisa de ser refrigerado.

É uma técnica inovadora com alguns aspetos que precisam ainda de ser desenvolvidos a nível por exemplo do passaporte biológico.

 

Sangue

Todas as notícias