Nova versão da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos para 2014

Entrará em vigor no 2.º semestre de 2014 uma versão revista da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem

21 de maio de 2014

Tendo sido alertada para o potencial ao nível do aumento do rendimento desportivo do xénon em fevereiro passado, a Comissão da Lista da Agência Mundial Antidopagem (AMA), entidade responsável pela elaboração da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da AMA, debruçou-se sobre esta matéria na sua reunião de abril.

Na sequência de uma recomendação dessa comissão, o Comité Executivo da AMA aprovou a decisão de modificar a Seção S.2.1 da Lista para 2014, modificação essa que entrará em vigor dentro de aproximadamente 3 meses.

Após concluído o procedimento necessário para permitir a ratificação pela Convenção Internacional de Luta contra a Dopagem da UNESCO da nova versão da Lista e para a comunicação da alteração a todos os Estados Membros, a Seção S.2.1 da Lista para 2014 terá a seguinte redação, na sua versão em Português:

S2. HORMONAS PEPTÍDICAS, FATORES DE CRESCIMENTO E SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS

As seguintes substâncias e seus fatores de libertação, são proibidas:

1. Agentes Estimulantes da Eritropoiese. [por ex. Eritropoietina (EPO), darbopoietina (dEPO), estabilizadores e ativadores dos fatores indutores de hipoxia (HIF) (por ex: xénon, árgon), metoxi polietileno glicol-epoiteina beta (CERA), peginesatida (Hematida)];

logo AMA.jpg

 

Todas as notícias