No passado dia 13 de maio de 2023 a ADoP esteve representada pelo seu Diretor Executivo, Doutor António Júlio Nunes, pelo responsável pela área da Educação, Dr. Carlos Santos, pela Presidente da Comissão de Autorização de Utilização Terapêutica, Dra. Maria João Cascais, pela responsável pelo Sistema de Localização Dra. Sofia Neves, pelos responsáveis do Programa Nacional Antidopagem Tânia Godinho e Mário Paulo e ainda pelos Responsáveis de Controlo de Dopagem Técnicos de Análises Clínicas Romeu Belo e José Constantino, na Cidade do Futebol, o 2º workshop sob o tema Educação Antidopagem, organização conjunta entre a ADoP e a Federação Portuguesa de Futebol.
Este workshop foi dirigido pelo Coordenador Clinico da Federação Portuguesa de Futebol, Doutor Paulo Beckert e coordenada pelo médico da Federação Dr. José Pedro Marques.
Durante a sessão foram abordados vários temas, nomeadamente o Programa Nacional Antidopagem, as estatísticas de dopagem em Portugal, a responsabilidade objetiva, a calendarização dos controlos de dopagem, os tipos de controlos de dopagem, o funcionamento do passaporte biológico, a plataforma informática ADAMS, o sistema de localização, entre outros.
O principal objetivo da sessão foi dotar todos os participantes não só das competências necessárias para um correto desempenho das suas funções, mas também do conhecimento relativo à luta levada a cabo pela Agência Mundial Antidopagem e por todas as autoridades nacionais e internacionais na luta contra o uso de substâncias dopantes no desporto.
A preservação da verdade desportiva e a preservação da saúde dos atletas de possíveis comportamentos de risco no âmbito da problemática associada à dopagem no desporto é o único caminho para a existência de um desporto íntegro, justo e saudável.