A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves, no Webinar realizado pela iNADO, que contou com a presença Oliver Niggli, Tom May e Gunter Younger da WADA, tendo Jorge Leyva, da iNADO, participado como moderador do Webinar.
Foram discutidos temas relacionados com os desenvolvimentos mais recentes da investigação LIMS na Rússia, o impacto do Covid-19 nas operações antidopagem em todo o mundo, bem como quaisquer outras questões que os membros do iNADO levantaram no decurso do Webinar.
Ficou claro nesta discussão que a pandemia COVID-19 teve um impacto muito forte não só a nível dos programas antidopagem das NADOS, bem como no processo de investigação LIMS na Rússia, pois com o encerramento da maioria dos laboratórios acreditados da WADA o processo de reanálise das amostras foi interrompido parcialmente, tendo nessa decorrência atrasado a investigação em curso.
Atualmente, a maioria dos países está a viver uma nova realidade com o levantamento gradual das restrições impostas nos últimos meses pelo Governo e pelas Autoridades de Saúde, contudo, as NADOS têm agora um grande caminho pela frente de modo a reajustar e adaptar os seus Programas Antidopagem à nova realidade de modo a cumprir com os seus objetivos e metas definidas e melhorar os seus procedimentos na procura constante de um desporto limpo.