A Conferência Fitness Doping and Public Health decorreu entre os dias 24 e 25 de outubro em Copenhaga – Dinamarca.
A conferência do corrente ano foi a sétima sobre esta temática realizada no âmbito dos países nórdicos, sendo a primeira aberta a participantes fora do espaço geográfico que engloba os quatro países do norte da Europa (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca). É realizada de dois em dois anos e em regime de rotatividade entre aqueles quatro países.
As várias preleções dividiram-se em dois grandes grupos: um relacionado com questões médicas associadas ao uso de substâncias dopantes em um segundo mais dedicado a questões ligadas aos aspetos sociais que influenciam a utilização dessas substâncias.
Ficou claro, quer nas intervenções dos preletores ao longo de toda a Conferência, quer nas questões colocadas pelos participantes provenientes de vários países, que relativamente a este problema a solução encontrada por todos passa muito mais por ações educativas do que por ações punitivas.
À margem das várias intervenções o Dr. Carlos Santos desenvolveu um conjunto de contactos com representantes de entidades com vasta experiência prática nesta matéria.