No passado dia 20 de abril de 2023, o Diretor Executivo da ADoP, Doutor António Júlio Nunes, ministrou uma ação de formação de treinadores, inserida no Programa de Educação e Formação da ADoP.
A sessão teve como objetivo sensibilizar, educar e dotar os futuros treinadores desportivos de conhecimentos sobre a luta levada a cabo pelas organizações nacionais e internacionais com responsabilidades na luta contra o uso de substâncias proibidas no desporto.
Sendo o desporto uma das mais importantes manifestações educativas e culturais da sociedade contemporânea, com implicações para todos os agentes desportivos, quer a nível da legislação, quer ao nível da ética e moral dos seus praticantes, exigindo assim um acompanhamento próximo por parte de todos os agentes desportivos responsáveis pela o fenómeno desportivo.
Desta forma, pretendeu-se com esta formação mostrar a importância da igualdade, ética e proteção da saúde que deve existir no desporto, considerando estes princípios como fundamentais para a formação de treinadores como cidadãos conscientes e motivados para atitudes mais positivas.