ADoP esteve representada pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves, pelo Responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos e pelo Responsável pelo Gabinete Jurídico, Dr. Rui Alves, no Webinar realizado pela ITA, que contou com a presença do Atleta Olímpico, Mikel Thomas , do Chefe de Testes da ITA, Matteo Vallini e do Assessor Chefe de Operações da WADA ,Stuart Kemp. A sessão foi moderada pela Gestora de Educação da ITA, Olya Abasolo.
De início, Stuart Kemp esclareceu a existência de dois níveis de integração na Registered Testing Pool (RTP), por um lado por indicação da Federação Internacional da respetiva modalidade e por outro pela Autoridade Nacional Antidopagem do país onde o atleta está filiado, no caso Português a ADoP.
Na sequência deste assunto, Matteo Vallini abordou os factores que levam à inclusão de um atleta ou equipa no RTP tendo destacado os seguintes:
- Risco fisiológico da modalidade desportiva do atleta;
- Histórico de caso de doping no país do atleta;
- Historial de testes feitos pelo atleta
Relembrou ainda que cabe à NADO desse atleta / equipa informá-lo da inclusão na RTP bem como dar todo o apoio educativo necessário ao bom cumprimento no preenchimento da plataforma ADAMS por parte do atleta ou equipa. Por outro lado, o atleta ou quem o represente nesta tarefa deverá cumprir os prazos estabelecidos e facultar toda a informação solicitada nos formulários.
Mikel Thomas, com a sua experiência de atleta olímpico alertou para os cuidados que os atletas devem ter no preenchimento de formulários de modo a não serem sancionados por este motivo. Afirmou que esta é uma das funções de um atleta de alto nível, a par de treinar, descansar e competir. Deixou um conselho aos atletas de colocar no seu telemóvel alertas para o cumprimento desta tarefa nos prazos definidos.
Por fim foi referida a nova aplicação para telemóvel “Athlete Central” que se pretende seja um instrumento que facilite as tarefas dos atletas no domínio da partilha de informação necessária para o preenchimento dos “Whereabouts”.