A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves e pelo Responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos, no Webinar realizado pela WADA, onde foram abordados vários tópicos relacionados com a introdução das novas “Normas Internacionais para a Educação” que, a exemplo do novo Código Mundial Antidopagem, entrarão em vigor no dia 1 de janeiro de 2021.
Foram prelectores neste Webinar, dois peritos da WADA e membros do Comité de Educação, o irlandês Tony Cunningham e a canadiana Karri Dawson que realçaram o facto de não ser possível padronizar um modelo único de programa de educação devido às diferenças culturais, aos variados níveis de experiência e aos muito dispares níveis de desenvolvimento apresentados pelos diferentes países.
No entanto, foram definidos princípios para a educação a seguir pelas várias organizações desportivas nacionais e internacionais, dos quais se destacam os seguintes:
- Educação primeiro – o primeiro contacto de qualquer atleta com o controlo antidoping deverá ser através de uma sessão de educação e não num controlo;
- Todos os atletas antes de saírem pela primeira vez do seu país em representação da seleção nacional deverão ter uma sessão de educação sobre os procedimentos de um controlo de doping;
- Todos os atletas deverão ter contacto com os programa de “Desporto Limpo”;
- As sessões de educação deverão ser ajustadas às necessidades e características dos atletas;
- Deverá haver uma cooperação entre as NADO’s dos diferentes países no sentido de otimizar as ações de educação.
Foi igualmente realçado o facto de cada NADO ter como função ao nível da educação, a elaboração, implementação, monitorização e avaliação de um Plano Anual, o qual deverá ter em conta, a escolha dos destinatários, os objetivos para cada grupo de destinatários, as atividades a levar a cabo, a seleção dos preletores, a calendarização, os parceiros, os recursos necessários e a forma de monitorizar.
Finalmente, foram referidas as atividades de educação a desenvolver, as quais deverão assumir os seguintes formatos:
- Promocionais;
- Informativas;
- Educação Antidoping;
- Educação baseada nos valores.