Jan 7, 2026

Formação em Prevenção da Dopagem dinamizada pela Autoridade Antidopagem de Portugal no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco

 

Ontem, 6 de Janeiro, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, decorreu uma importante formação em Prevenção da Dopagem, promovida pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) e organizada pelos alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

Esta ação fez parte da XI Edição do ciclo de Colóquios “Desporto e Bem-Estar”, uma iniciativa do IPCB que tem como principal objetivo promover a reflexão e a discussão sobre temas atuais nas áreas do desporto, saúde e bem-estar.

A formação abordou aspectos centrais da luta contra a dopagem, incluindo informação sobre a importância de práticas desportivas limpas, os riscos associados ao uso de substâncias proibidas e os mecanismos de prevenção, contribuindo para reforçar a integridade e a verdade desportiva entre os participantes.

No final da sessão, o Prof. Ricardo Godinho apresentou o projeto europeu EPCS-TE – European Partnership for Clean Sport in Tertiary Education, uma parceria cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia que visa promover a cooperação entre Autoridades Antidopagem e instituições de ensino superior na Europa.

O projeto tem como objetivos principais desenvolver, implementar e avaliar programas de educação antidopagem no ensino superior, fortalecendo a cultura de integridade, ética e respeito pelas regras no desporto e partilhando boas práticas pedagógicas entre os vários parceiros internacionais.🇵🇹🇮🇹🇮🇩🇨🇾🇪🇺

Queremos deixar um agradecimento aos alunos e equipa organizadora do IPCB pela dedicação e impecável organização deste evento. 🙌

Juntos continuamos a construir um desporto mais justo, responsável e livre de dopagem! 💪

 

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ?

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.