Oct 13, 2025

Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADOP), participou no 1.º Congresso Internacional de Medicina do Futebol

A Prof.ª Doutora Maria João Melo Cascais, Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADOP), participou no 1.º Congresso Internacional de Medicina do Futebol, que decorreu no dia 10 de outubro na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Organizado pela Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF), em parceria com a Associação Espanhola de Médicos do Futebol (AEMEF), o congresso integrou o programa do Football Summit e assinalou os 30 anos da AMEF.

O evento reuniu médicos, investigadores e profissionais de clubes como o FC Barcelona, Athletic Bilbao, Sporting CP, SL Benfica e FC Porto, para debater temas como a concussão cerebral, a gravidez no futebol feminino, o impacto das redes sociais na saúde dos atletas e a congestão do calendário competitivo.

A presença da Presidente da ADOP destacou a relevância da medicina antidopagem no contexto clínico e educativo do futebol profissional, reforçando o papel da ADOP na promoção da saúde, na prevenção da dopagem e na defesa da ética desportiva.

Este momento representa um passo importante na articulação entre a medicina desportiva e a integridade no desporto, promovendo uma abordagem multidisciplinar e colaborativa em prol de um futebol mais justo, seguro e sustentável.

Juntos pelo Desporto!

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ?

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.