Oct 24, 2025

Projeto EPCS-TE apresentado durante a reunião do Grupo Consultivo sobre Educação do Grupo de Monitorização da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa (T-DO ED

O projeto EPCS-TE foi apresentado durante a reunião do Grupo Consultivo sobre Educação do Grupo de Monitorização da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa (T-DO ED), que teve lugar nos dias 29 de setembro e 1 de outubro, em Istambul, Türkiye.

O Dr. Umutcan Kayıkçı, investigador da UNESCO de Antidopagem da Universidade Paris Nanterre, em França, levou a cabo um estudo de mapeamento e avaliação da educação antidopagem nos programas de licenciatura em desporto na Europa, abordou o projeto EPCS-TE e a sua importância para o reforço das sinergias entre instituições académicas e organizações nacionais antidopagem. O Dr. Michael Petrou, coordenador do projeto EPCS-TE, apresentou os objetivos e metas do projeto, incluindo propostas de atualização da recomendação do Grupo de Monitorização da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa aos seus Estados Partes, apelando à ação sobre esta matéria.

Em resposta, o T-DO ED discutiu a possibilidade de criar um grupo de trabalho dedicado à educação antidopagem no ensino superior.

A reunião do T-DO ED, organizada pelo Ministério da Juventude e Desporto da Turquia, teve lugar no Centro Internacional de Juventude de Ataköy, em Istambul. O evento reuniu mais de 50 especialistas em educação e antidopagem de 42 Estados partes da Convenção, incluindo representantes dos países envolvidos no Projeto EPCS-TE, observadores do Cazaquistão, Qatar, EUA, bem como da Agência Mundial Antidopagem (WADA). Instituições de ensino e federações desportivas internacionais também participaram.

Juntos pelo Desporto!!!

 

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ?

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.