Set 2, 2021

A ADoP participou nas IX Jornadas de Educação Física do II Congresso Científico e Cultural do Panathlon Distrito Brasil

A ADoP esteve representada pelo seu Presidente, Dr. Manuel Brito, no Webinar realizado pelo Panathlon Distrito Brasil, onde foram abordados vários tópicos relacionados com a luta antidopagem no passado e no presente ao nível das instituições nacionais e internacionais.

Foram preletores neste Webinar, o Professor Universitário Eduardo Henrique de Rose, a Presidente da Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem (ABCD) Dra. Luísa Parente, e o Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) Dr. Manuel Brito. Foi moderadora da sessão a Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de S. Paulo Dra. Solange Guerra Bueno.

O Professor Eduardo Henrique de Rose abordou a história do uso de substâncias dopantes desde o passado e o inicio da sua utilização na prática desportiva com exemplos de casos extremos que ocorreram nos primórdios da luta contra a dopagem, fruto de uma legislação débil que permitia aos atletas tornear as recolhas adulterando as análises. Para além disso relacionou igualmente a toma de produtos dopantes com a pressão política e económica que recai sobre os atletas no sentido da obtenção de medalhas nas grandes competições internacionais.

A Dra. Luísa Parente fez um retrato da ABCD em vários aspetos, nomeadamente história da organização, plano económico, funções, estratégia de educação antidopagem, programas em desenvolvimento, órgãos constituintes, quadro de pessoal, projetos de pesquisa, gestão de resultados e parcerias. A Dra. Luísa Parente relevou especialmente a parceria estabelecida com a ADoP e o trabalho desenvolvido em Portugal com a “Equipa Brasil” na preparação para Tóquio, ao nível da educação antidopagem e realização de controlos de dopagem fora de competição.

Finalmente o Dr. Manuel Brito abordou a questão do retardar dos sinais de fadiga no desporto ao longo da história desde a Antiguidade Clássica até aos nossos dias e posterior estabelecimento de instituições internacionais com funções de combate antidopagem, nomeadamente o Conselho da Europa, ITA, INADO, WADA. Para além disso, referiu a importância, quer da existência de uma regulamentação internacional forte como existe neste momento com o Código 2021 e as Normas, quer da educação antidopagem como meio de prevenir antes de sancionar.

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ou saber onde estamos?

Fala connosco por telefone ou envia-nos um email. Tentaremos responder com a maior brevidade possível. Caso nos queiras visitar estamos na morada:

Avenida Duque de Ávila, n.º 137 – 5º
1069-016 Lisboa
Portugal

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.