A ADoP participou no passado dia 5 de março, numa videoconferência intitulada “O Cérebro Humano e os Comportamentos Aditivos e Dependências”, promovida pelo SICAD, que contou com cerca de 300 participantes.
Esta sessão contou com a participação da palestrante convidada Dra. Manuela Grazina, professora auxiliar e investigadora em ciências biomédicas da faculdade de medicina da Universidade de Coimbra e como moderadora a Dra. Graça Vilar, psiquiatra e diretora dos serviços da Direção de Serviços de Planeamento e Intervenção do SICAD.
Ficou claro no decorrer desta sessão que os comportamentos aditivos e dependências podem surgir em qualquer fase da vida de uma pessoa, que a toxicodependência é uma doença neuro degenerativa e que mais uma vez que a Família, Amigos, o meio que nos rodeia e a Educação, têm um papel fundamental no processo de recuperação.
Foi importante ter uma visão diferente de comportamentos aditivos e de dependências de pessoas que não estão ligadas ao desporto, mas que ainda assim, com alguns traços comuns com o perfil de alguns atletas que recorrem ao uso de substâncias de dopagem.