A ADoP esteve representada pelo Responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos, no Webinar realizado pelo iNADO, que contou com a presença do moderador da sessão em representação do iNADO, Jorge Leyva e do representante da empresa Informed Sport, Terence O’Rorke.
De início, Jorge Leyva referiu o aumento significativo do uso de suplementos nos últimos anos assim como de alguns perigos associados ao seu uso. Deu como exemplo um estudo feito na Alemanha que indicava o uso destas substâncias por 80% dos jovens praticantes desportivos.
Terence O’Rorke, como especialista desta área, começou por referir o facto de muitos casos positivos de doping serem devidos ao uso deste tipo de suplementos. No sentido de ajudar os atletas que usam estes suplementos a não incorrerem em faltas puníveis ao abrigo do Código Mundial Antidopagem, foi criado o programa da Informed Sport, tendo sempre em consideração o seguinte:
- A maioria dos atletas usa estes suplementos para suporte ao treino, à competição e à recuperação e não como método de dosagem;
- O atleta é sempre o responsável por tudo o que introduz no seu organismo, independentemente de saber se a substância é proibida ou não;
No sentido de minorar os efeitos de um possível caso positivo devido a ingestão de um suplemento contaminado, Terence O’Rorke deixou os seguintes conselhos aos atletas:
- Só escolherem produtos que passaram em programas acreditados de certificação e testagem;
- Verificar se o lote foi testado antes de usarem o produto (Códigos de cada lote incluídos nos programas de validação de qualidade);
- Guardar um registo de todos os produtos e lotes usados;
- Referenciar o uso de um produto e respetivo lote na secção 4 do formulário de controle de doping;
Assegurar-se que o programa de certificação guarda uma amostra dos produtos para futuros testes, se necessário.
Por fim, Terence O’Rorke afirmou que nenhum programa consegue garantir a 100% a eliminação de riscos, mas atletas informados levam a utilização de suplementos a altos níveis de confiança e proteção.