No passado dia 13 de dezembro a ADoP organizou a 1ª reunião presencial do projeto EPCS–TE “European Partnership for Clean Sport in Tertiary Education”, a qual se realizou em Lisboa.
A ADoP é parceira deste projeto financiado pela União Europeia através da Agência Erasmus+ tendo como objetivo que as instituições de ensino superior possam servir como agentes de antidopagem, promovendo valores, atitudes, normas e comportamentos de antidopagem para as futuras gerações de profissionais (da área desportiva e não desportiva), pais e cidadãos ativos. O objetivo geral do projeto EPCS-TE é desenvolver uma parceria europeia, entre Autoridades Nacionais de Antidopagem, e as Instituições de Ensino Superior, para desenvolver, implementar e avaliar programas de educação antidopagem e iniciativas no ensino superior.
São parceiros deste projeto as Autoridades Antidopagem de Portugal (ADoP), Chipre (Cyada) e Polónia (Polada), assim como as Universidades de Lisboa (através da Faculdade de Motricidade Humana – FMH), de Trento (Itália) e de Cracóvia (Polónia)
O projeto terá a duração de 24 meses.
A reunião teve a participação de todos os parceiros tendo sido abordados os seguintes pontos na Ordem de Trabalhos:
Visão Geral do Projeto – Principais tarefas e objetivos a concretizar por parceiro;
Disseminação, comunicação e sustentabilidade a longo prazo;
Mapeamento de documentos, práticas e evidências empíricas existentes