Decorreu hoje, na sede do Comité Olímpico de Portugal, a cerimónia de renovação do protocolo de cooperação existente entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Autoridade Antidopagem de Portugal, que prevê a aplicação do Passaporte Biológico a todos os Ciclistas Profissionais Portugueses.
Esta estreita colaboração tem permitido implementar estratégias que protegem os atletas e são fundamentais para uma modalidade cada vez mais forte e transparente, com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a ADoP a trilharem um caminho seguro e consistente, de forma muito positiva, pela verdade desportiva.
Estiveram presentes na assinatura deste protocolo o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Dr. Delmiro Pereira, o Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, Dr. Manuel Brito, e sua Excelência o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Pedro Dias.
No seguimento da assinatura deste protocolo, teve lugar um Seminário sobre a temática do Passaporte Biológico, com os prelectores Doutor António Júlio Nunes, Diretor Executivo da ADoP, e Doutor Olivier Banuls, da Internacional Testing Agency (ITA).
A importância deste protocolo reflete-se pela presença de entidades dos vários quadrantes do Desporto Nacional e da modalidade, com representantes dos Clubes, dos Atletas Profissionais de Ciclismo, da Fundação do Desporto, da Federação Portuguesa de Ciclismo, do Comité Olímpico de Portugal, do Laboratório de Análises Antidopagem, bem como da equipa que compõe a Autoridade Antidopagem de Portugal.
Juntos pelo Desporto!!