A sessão decorreu no dia 29 de março
“OITO – Os Jogos Olímpicos por dentro” é o livro que quem competiu em sete edições da maior competição multidesportiva do mundo como atleta – e assim se tornou no desportista português com mais participações – lançou esta terça-feira, em Lisboa, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP).
A ADoP esteve presente através do responsável pela área da educação, Dr. Carlos Santos.
João Rodrigues, recém-eleito vogal da Comissão Executiva do COP e prestes a deixar o cargo de presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, esteve em Tóquio 2020 nos seus oitavos Jogos Olímpicos, desta vez já não para entrar numa das provas de Vela, mas para estrear uma função de adido olímpico, em proximidade com os atletas. E foi no registo de participante-observador que assinou um diário que reflete o seu olhar em relação à mais bem sucedida passagem de sempre da Equipa Portugal por uns Jogos Olímpicos e agora ganhou a forma de livro.
A apresentar a obra esteve Marco Alves, chefe da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o palco da ação. “A capacidade do João traduzir em palavras aquilo que são as suas histórias não é de agora. Mas o que me continua a surpreender é a forma como ele consegue fazer com que quem as lê se sinta parte delas”, disse Marco Alves.
João Rodrigues vê em “OITO” “uma homenagem a todos os atletas que foram a Tóquio e também aos que não conseguiram lá chegar. Porque por cada um que vai há sempre muitos que não conseguem. Por cada um que ganha uma medalha, há muitos outros, como eu, que não ganham.”
José Manuel Constantino, presidente do COP, agradeceu a João Rodrigues “o contributo dado à figura do atleta olímpico.” O modo peculiar como o autor viu Tóquio 2020 de fora do palco competitivo – estando dentro, noutro papel – levou José Manuel Constantino, presidente do COP, a escrever no prefácio: “Todos temos uma história e estórias para contar. Mas nem todos temos a capacidade de o saber fazer. Sobretudo através da escrita. O João Rodrigues tem essa capacidade. Já o havia demonstrado em anteriores iniciativas editoriais e confirma-o agora através desta espécie de diário de bordo com que nos presenteou ao longo dos Jogos Olímpicos de Tóquio.”