A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves e pelo Responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos, no Webinar realizado pela WADA, onde foram abordados vários tópicos relacionados com os direitos dos atletas no processo de controlo Antidopagem e a forma como os Organismos responsáveis pelo Antidoping deverão integrar esses direitos.
Foi preletor neste Webinar, o Presidente da Comissão de Atletas da WADA, o neozelandês Ben Sanford, o qual para além de jurista, participou em duas Olimpíadas de Inverno na modalidade de Bobsleigh. Foi moderador Stuart Kemp da WADA.
Ben Sanford abordou a questão dos direitos dos atletas na perspetiva do novo Código Mundial Antidopagem que entrará em vigor em 2021, e que tem como principais princípios os da acessibilidade a todos os atletas bem como da sua universalidade não sendo por isso exclusivo de um só país, região ou continente.
Nesse sentido, o novo Código Mundial Antidopagem consagra 17 artigos dedicados direta ou indiretamente aos direitos dos atletas, sendo de destacar, entre outros, os seguintes:
- Igualdade de oportunidade;
- Proteção da saúde e tratamento médico;
- Direito à justiça;
- Defesa dos denunciantes;
- Educação dos atletas;
- Proteção de dados;
- Direitos durante a realização do controle;
- Direito à contra-análise B;
- Direito a participar nas tomadas de decisão.
Ficou igualmente claro que a partilha com os atletas é uma peça fundamental no sentido de se conseguir uma maior confiança em todo o sistema de controle antidoping, bem como um meio de melhorar os procedimentos na procura constante de um desporto limpo.