Mai 27, 2020

A ADoP participou num Webinar da WADA intitulado “The Athletes’ Anti-Doping Rights Act – How can ADOs support its Implementation and Promise”

A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves e pelo Responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos, no Webinar realizado pela WADA, onde foram abordados vários tópicos relacionados com os direitos dos atletas no processo de controlo Antidopagem e a forma como os Organismos responsáveis pelo Antidoping deverão integrar esses direitos.

Foi preletor neste Webinar, o Presidente da Comissão de Atletas da WADA, o neozelandês Ben Sanford, o qual para além de jurista, participou em duas Olimpíadas de Inverno na modalidade de Bobsleigh. Foi moderador Stuart Kemp da WADA.

Ben Sanford abordou a questão dos direitos dos atletas na perspetiva do novo Código Mundial Antidopagem que entrará em vigor em 2021, e que tem como principais princípios os da acessibilidade a todos os atletas bem como da sua universalidade não sendo por isso exclusivo de um só país, região ou continente.

Nesse sentido, o novo Código Mundial Antidopagem consagra 17 artigos dedicados direta ou indiretamente aos direitos dos atletas, sendo de destacar, entre outros, os seguintes:

  • Igualdade de oportunidade;
  • Proteção da saúde e tratamento médico;
  • Direito à justiça;
  • Defesa dos denunciantes;
  • Educação dos atletas;
  • Proteção de dados;
  • Direitos durante a realização do controle;
  • Direito à contra-análise B;
  • Direito a participar nas tomadas de decisão.

Ficou igualmente claro que a partilha com os atletas é uma peça fundamental no sentido de se conseguir uma maior confiança em todo o sistema de controle antidoping, bem como um meio de melhorar os procedimentos na procura constante de um desporto limpo.

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ou saber onde estamos?

Fala connosco por telefone ou envia-nos um email. Tentaremos responder com a maior brevidade possível. Caso nos queiras visitar estamos na morada:

Avenida Duque de Ávila, n.º 137 – 5º
1069-016 Lisboa
Portugal

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.