A ADoP esteve representada pelo Diretor Executivo, Dr. António Júlio Nunes, pelo Responsável pelo Gabinete Jurídico, Dr. Rui Alves, pela Responsável pelo Sistema de Localização, Dra. Sofia Neves e pelo Responsável pelo Programa de Educação, Dr. Carlos Santos, no Webinar realizado pela WADA, onde foram abordados vários tópicos relacionados com as alterações introduzidas no novo Código Mundial Antidopagem que entrará em vigor em 2021.
Foram prelectores neste Webinar, dois peritos da WADA, o austríaco Ulrich Haas e o norte americano Richard Young.
As novidades mais importante no novo Código assinaladas por ambos os prelectores foram as seguintes:
- Manutenção das garantias fundamentais dos atletas;
- Respeito pelos direitos humanos;
- Não interferência dos governos no processo de controle anti-doping;
- Proteção dos “Whistleblowers”;
- NADOS sob jurisdição do Código Mundial e não dos governos de cada país .
Sobre as alterações de maior impacto, foram ambos de opinião sobre a aplicabilidade de sanções a nível mundial e a integração de sanções sobre drogas sociais fora de competição.
Finalmente, os assuntos a tratar numa posterior alteração ao Código Mundial deverão ter em conta quer o problema dos suplementos contaminados que têm provocado um grande número de casos positivos, quer a questão relacionada com os alimentos contaminados.
Relativamente à situação vivida atualmente com a pandemia, verifica-se um atraso significativo na resolução de casos que se encontram em tribunal devido à dificuldade em ouvir os vários intervenientes nos processos