Mai 22, 2020

A ADoP participou numa reunião por videoconferência do CAHAMA

A ADoP esteve representada pelo Presidente da ADoP, Dr. Manuel Brito, na reunião realizada por videoconferência pelo Comité Ad hoc Europeu da Agência Mundial Antidopagem (CAHAMA) no dia 22 de maio.

Participou igualmente nesta reunião a Dra. Diana Santos em representação da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

Esta reunião teve por objetivo perceber qual a posição dos representantes europeus no Comité Executivo e no Conselho da Fundação da Agência Mundial Antidopagem (WADA), nomeadamente nos seguintes aspetos:

  • Caso RUSADA – solicitação para mais informação sobre este caso ser disponibilizada pela WADA dado tratar-se de um assunto de grande interesse público à escala mundial, solicitando ao mesmo tempo um aprofundamento do esforço da WADA no sentido de concluir o processo relacionado com este caso;
  • Solicitar informação à WADA sobre a situação da Federação Internacional de Artes Marciais no sentido de incluir o maior número de atletas sob as regras e regulamentos inscritos no código Mundial Antidopagem;
  • Recomendação à WADA sobre a aprovação do Plano Estratégico 2020-2024, nomeadamente no que concerne à necessidade de não criar qualquer obrigação financeiras aos membros;
  • Solicitar à WADA propostas de novas formas alternativas de realização de testes de acordo com as normas existentes e de modo a serem consideradas boas práticas.

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ou saber onde estamos?

Fala connosco por telefone ou envia-nos um email. Tentaremos responder com a maior brevidade possível. Caso nos queiras visitar estamos na morada:

Avenida Duque de Ávila, n.º 137 – 5º
1069-016 Lisboa
Portugal

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.