A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) participou no Workshop em Educação Antidopagem promovido pela FPF Academy, realizado na Cidade do Futebol, no âmbito do programa UEFA HatTrick.
Desenvolvida em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol, a iniciativa reuniu cerca de 50 participantes e constituiu uma oportunidade relevante para o reforço de conhecimentos sobre prevenção da dopagem, proteção da saúde dos atletas e promoção da ética e da integridade no desporto.
A ADoP esteve presente com praticamente toda a sua equipa, reforçando o seu compromisso com a educação antidopagem e o trabalho de proximidade com as federações.
A Presidente da ADoP, Doutora Maria João Cascais, sublinhou o papel central da educação antidopagem na prevenção do recurso a substâncias e métodos proibidos e na promoção de uma cultura de ética, transparência e responsabilidade entre todos os agentes desportivos. O Diretor Executivo, Doutor António Júlio Nunes, destacou a importância destas ações na formação e sensibilização da comunidade desportiva e o valor da cooperação institucional.
O corpo de preletores integrou Paulo Beckert e Rodrigo Abreu (FPF), Doutora Maria João Cascais, Doutor António Júlio Nunes e Dra. Sofia Neves (Sistema de Localização- ADoP), bem como o Dr. João Ruivo, Diretor do Laboratório de Análises de Dopagem.
A ação incluiu ainda um momento prático e interativo de simulação de um controlo de dopagem, conduzido pelos Responsáveis de Controlo de Dopagem Romeu Belo e Susana Esteves, com o apoio dos Técnicos da ADoP Tânia Godinho e Mário Paulo, permitindo um contacto direto com os procedimentos associados.
A ADoP reafirma, assim, o seu compromisso com a educação, a prevenção e a proteção da saúde dos atletas, pilares essenciais para um desporto mais justo, informado e responsável.
Seguimos, Juntos pelo Desporto!!





