No âmbito do estágio da Seleção Nacional de Sub-20 de Rugby sevens, antes dos jogos que vão realizar no Uruguai, realizou-se no passado dia 30 de maio, uma ação de formação dedicada à prevenção da dopagem, numa iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Rugby e da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).
Esta ação teve como objetivo sensibilizar os jovens atletas para os riscos e as consequências associadas ao uso de substâncias proibidas, promovendo uma cultura desportiva baseada na ética, na saúde e no jogo limpo.
A formação, dirigida aos atletas e equipa técnica, destacou temas como o enquadramento legal da luta contra a dopagem, os direitos e deveres dos praticantes desportivos, os riscos para a saúde e a importância de uma prática desportiva limpa e responsável. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes puderam esclarecer dúvidas e adquirir conhecimentos fundamentais para o seu percurso desportivo.
Esta iniciativa sublinha o excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Rugby em colaboração com a ADoP têm vindo a desenvolver na área da prevenção e educação antidopagem, sobretudo junto dos escalões mais jovens. A aposta na formação contínua e na consciencialização dos atletas desde as primeiras etapas do alto rendimento revela-se essencial para garantir um futuro mais ético e saudável para o desporto português.
A ADoP e a @portugalrugbyoficial reafirmam, assim, o seu compromisso com a integridade na modalidade promovendo não só o desenvolvimento técnico dos seus atletas, mas também a construção de valores fundamentais que devem acompanhar toda a carreira desportiva.
Juntos pelo Desporto!!