Set 25, 2024

ADoP participa no Comité Europeu para a Agência Mundial Antidoping (CAHAMA)

O Comité Europeu Ad Hoc para a Agência Mundial Antidoping (CAHAMA) realizou sua 65ª reunião em Estrasburgo, nos dias 3 e 4 de setembro, que contou com a presença do Presidente da ADoP, Dr. Manuel Brito, e também do Diretor Executivo, Doutor António Júlio Nunes.
Mais de 75 especialistas antidoping de 37 Estados-membros do Conselho da Europa trocaram opiniões sobre os itens para a próxima reunião do Comitê Executivo da WADA (Belek, Türkiye, 12 de setembro de 2024) e concordaram com a posição europeia a ser expressa naquela reunião.
A CAHAMA também acolheu a presença de observadores da Comissão Europeia, do Instituto de Organizações Nacionais Antidoping (iNADO) e da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) para participar das partes abertas da reunião.
Além disso, eleições foram realizadas pela CAHAMA com o objetivo de recomendar ao Comité de Ministros do Conselho da Europa que nomeie representantes europeus para os principais órgãos governamentais da Agência Mundial Antidoping (WADA) para 2025-2027.
Matvii Bidnyi, Ministro da Juventude e Esportes da Ucrânia foi recomendado para ser o representante europeu no Comitê Executivo da WADA, enquanto Karen Giloyan, Vice-Ministra da Educação, Ciência, Cultura e Esportes da República da Armênia, foi recomendada para ser a segunda representante europeia no Conselho da Fundação WADA.
A 66ª reunião da CAHAMA será realizada em 20 e 21 de novembro de 2024 em Estrasburgo (França).

Contacta-nos

Dúvidas, pedidos de parceria ou saber onde estamos?

Fala connosco por telefone ou envia-nos um email. Tentaremos responder com a maior brevidade possível. Caso nos queiras visitar estamos na morada:

Avenida Duque de Ávila, n.º 137 – 5º
1069-016 Lisboa
Portugal

Foto — Christina Victoria Craft / Unsplash

Denúncia de

Recurso à dopagem

O recurso à dopagem representa um grave risco para a saúde dos praticantes desportivos e para a verdade desportiva.

Colaborar com a ADoP, reportando os factos de que tenhas conhecimento, é fundamental neste combate e é também um ato de cidadania.

Garantimos a confidencialidade da informação, utilizando-a exclusivamente para a investigação de eventuais violações de normas antidopagem.