A ADoP esteve representada pelo seu Diretor Executivo, António Júlio Nunes e pela técnica responsável pelo Sistema de Localização Sofia Neves, em Varsóvia Polónia, no seminário organizado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) intitulado Projeto de Reforço das Capacidades de Informação e Investigação da EU, que decorreu de 15 a 19 de janeiro de 2024.
Este seminário teve como objetivo principal permitir que as Organizações Nacionais Antidopagem estabeleçam parcerias com a AMA para efetuar investigações, proteger os denunciantes e cooperar em investigações conjuntas com as autoridades policiais e a rede mundial de investigadores.
Este workshop incluiu vários exercícios práticos e teóricos interativos que tiveram como tópicos principais a gestão de fontes confidenciais, a análise, a realização de entrevistas e investigação de fontes abertas.
Foram uns dias de trabalho intenso, mas gratificantes, com colegas de outras NADOs, da Policia e Alfandegas de diversos países.
Um agradecimento especial à AMA pela fantástica organização e pela partilha de informação na área das investigações e inteligência, uma área cada vez mais importante para o planeamento eficiente e eficaz dos controlos de dopagem.